DEPT DE APNEIA

DEPARTAMENTO DE APNEIA

A CBPDS é a única confederação reconhecida e filiada pela CIpS e FIPS-M e consequentemente, reconhecida pelo comitê Olímpico Brasileiro (vide)


É uma confederação eclética dirigindo e representando oficialmente vários esportes afetos A PESCA E MERGULHO; Sendo um dos mais DESTACADOS A APINEIA.


Recentemente, em OUTUBRO de 2022 a CBPDS enviou atletas para o campeonato PANAMERICANO EM GUAIAQUIL - EQUADOR.


Brasil faz bonito no Pan Americano Indoor de Apneia no Equador

Entre os dias 5-10 de outubro aconteceu em Guayaquil, Equador, o VIII Campeonato Pan-Americano de Apneia Indoor. O evento contou com a participação de 11 países que disputaram provas nas modalidades de Apneia Dinâmica sem Nadadeiras, Apneia Estática, Apneia Dinâmica com Bi-fins, Apneia Dinâmica com Nadadeiras, Speed Apneia e Endurance Apneia.


A seleção brasileira da CBPDS no evento, apesar de pequena, esteve muito bem representada pelos atletas Rodrigo Macedo (Clube Barracuda-RJ) e Ricardo Bahia (Clube Barracuda-RJ e CEFAN/Marinha do Brasil) que conquistaram importantes medalhas e resultados para o Brasil.


Ricardo Bahia foi um dos destaques do evento, conquistando medalha de ouro e novo recorde pan-americano de apneia estática com a marca de 7:00:04 min sem respirar.


Na Apneia Dinâmica sem Nadadeiras, o Brasil subiu ao pódio duas vezes com Ricardo Bahia (medalha de prata) e Rodrigo Macedo (medalha de bronze e novo recorde pan-americano na categoria Master +50 anos).


Na Apneia Dinâmica com Bi-fins Ricardo Bahia ficou com a prata e estabeleceu o novo recorde nacional com 197 m, enquanto Rodrigo Macedo logrou seu segundo recorde pan-americano na categoria Master com a marca de 135 m.


Finalmente, na Apneia Dinâmica com Nadadeiras (onde se pode escolher o tipo de nadadeiras, mono ou bi-fins) Ricardo Bahia alcançou a emblemática marca de 200 m, finalizando a prova em 2o e conquistando mais um recorde nacional para o Brasil. Já Rodrigo Macedo se destacou por mais um recorde pan-americano Master com a expressiva marca de 150 m.


Rodrigo Macedo foi o grande destaque do evento na categoria Master, pois além dos seus 3 recordes pan-americanos, foi também o campeão geral da categoria no somatório das provas.


Parabéns a seleção brasileira de apneia!


O Brasil, através da CBPDS está reestruturando o departamento de apneia cujo o assessor responsável foi nomeado o atleta Ricardo Bahia que inicia fazendo a revisão das barcas abaixo e organizará prova de apneia em 2023, sob direção da CBPDS.



RECORDES OFICIAIS DE APNÉIA

Convite

Convidamos os desportistas que queiram evoluir para atletas de alto rendimento, a procurarem a CBPDS e poderem com essa evolução vir a representar oficialmente seu Estado e nosso Brasil vestindo o uniforme oficial com as cores de nossa Pátria.


Dr Eduardo Paim Bracony
Presidente da CBPDS

Share by: